quinta-feira, 14 de outubro de 2010
XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU: a experiência missioneira - território, cultura e identidade
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, sob a coordenação do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, e apoio do Programa de Pós-Graduação em História promove o XII Simpósio Internacional IHU - A experiência missioneira: território, cultura e identidade, em São Leopoldo/RS.
De 25 a 28 de outubro de 2010.
PARTICIPE!!
http://www.unisinos.br/eventos
Em 2010 o IHU realizará o XII Simpósio Internacional IHU, com o título “A experiência Missioneira: território, cultura e identidade”, entre os dias 25 e 28 de outubro, no campus da Unisinos, em São Leopoldo - Rio grande do Sul. Neste simpósio estão previstas atividades que em seu conjunto ultrapassam 40 horas de duração, distribuídas entre conferências, mesas redondas, minicursos, dentre outras. Ele reunirá pesquisadores e conferencistas do Brasil e de outros países, sendo que já tem confirmada a participação de importantes pesquisadores do tema como Paula Montero (CEBRAP/USP), Bartolomeu Meliá (CEPAG, Paraguai), Cristina Pompa (CEBRAP), Ana Meira (IPHAN, RS), Graciela Chamorro (UFGD, MS), etc.
Neste XII simpósio internacional, o tema abordado está relacionado com uma série de outras atividades e publicações do Instituto sobre território, identidade e cultural, que podem ser conferidas no sítio do IHU, onde constam todas as suas publicações, notícias e entrevistas diárias, relatos de eventos e debates promovidos pelo IHU, dentre outros.
Poder-se-á perceber que o IHU foi e é um dos poucos meios de comunicação a perceber a importância do movimento indigenista e sua cultura na América Latina e tem feito repercutir na região Sul e no país todo, por meio das mais de 40 mil visitas mensais que seu sítio recebe, questões relacionadas à conjuntura da América Latina, dos territórios, da cultura, do diálogo intercultural, dentre outros.
O evento proposto terá abordagem interdisciplinar, debatendo a questão da territorialidade e seus impactos em dimensões sociais, culturais, identitárias, no mundo globalizado, dentre outras. Para garantir a abordagem plural e interdisciplinar, o IHU conta com a parceria de diferentes Programas de Pós-Graduação da Unisinos, como o de História, Ciências Sociais, e de outras instituições, como o IPHAN/RS, além do apoio da Universidade como um todo, relativo à divulgação, infraestrutura, dentre outros.
Portanto, a comunidade científica, em especial os pesquisadores ligados às áreas de conhecimento de História, Arquitetura, Arqueologia, Antropologia, Filosofia, Direito, Teologia, e outras afins, estão convidados a participarem do Simpósio, mediante inscrição de seus trabalhos.
Objetivo Geral
Refletir sobre a experiência missioneira jesuítica nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai numa perspectiva multidisciplinar.
Objetivos Específicos
• Discutir a relação das missões do Paraguai com outras experiências missionárias: avanços, perspectivas e pesquisas recentes;
• Avaliar e debater os fundamentos ético-morais e filosófico-jurídicos das missões;
• Identificar e analisar modelos e estratégias de ação no contato com as sociedades do Novo Mundo e do Oriente;
• Analisar a experiência reducional enquanto processo que colocou em comunicação povos e práticas culturais, estabelecendo inter-relações entre saberes e fazeres.
Público alvo
Professores(as), pesquisadores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário