Núcleo de Pesquisa

O NÚCLEO DE PESQUISA ARTMOBILE é dividido em dois setores:
- Escritório de Projetos Culturais
- Secretaria de Estudos e Pesquisa
- Biblioteca
E é responsável pela organização e divulgação dos seguintes eventos:
- Painel de Pesquisa
- Lançamentos e Sessão de Autógrafos
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PROJETO FLASHMOB DANCE

INTRODUÇÃO

Projeto Flash ArtMobile Dance - metodologia para criação e acompanhamento de eventos de flashmob dance como ferramenta de marketing social para conscientização social e mobilização pública.
O fenômeno flashmob vem crescendo a cada ano no mundo. A essência do flashmob é a aglomeração de pessoas que se encontram em local público para realizar uma ação já combinada e com um sentido social. Comum nos Estados Unidos e na Europa, é uma ação pontual, efêmera e informal, que geralmente termina do mesmo jeito que começa: instantaneamente.
Os flashmobs assumem o papel de criar novos tipos de interação e ocupação dos espaços urbanos, através do uso de mídias tecnológicas que permitem novas formas de comunicação e informação. No Brasil temos menor número de iniciativas desse tipo, e com menor impacto. O primeiro registro ocorreu em São Paulo, em 11 de agosto de 2003, e não demorou muito até que outras mobilizações se espalhassem pelo resto do país.
Em Porto Alegre, o Grupo Gaia realizou pela primeira vez este tipo de o evento em 2009, no Mercado Público. Em 2010, o Grupo Gaia realizou seu segundo evento levando 100 pessoas à Casa de Cultura Mario Quintana para dançar quinze ritmos de Macarena. O objetivo da ação foi comemorar junto ao público a vitória da companhia de dança contemporânea em duas categorias no Prêmio Açorianos 2010. O primeiro flashmob registrado em Canoas aconteceu nas dependências do Unilasalle em comemoração aos 10 anos do curso de Educação Física, mas tal evento teve pouco impacto pós-fenômeno.
Os eventos de flashmobs se apresentam como uma boa maneira de popularização da arte da dança, de promoção da conscientização da população local a cerca de temas de preservação ambiental, ações contra racismo, inclusão social, preservação cultural e/ou patrimonial e de aproximação das artes cênicas do grande público, democratização do acesso de diferentes camadas da população à produção artística.
Propõe-se neste projeto a elaboração de metodologia para organização e criação de 10 eventos de flashmob dance como ferramenta de marketing social, com finalidades de conscientização social e mobilização pública no Estado do RS.

DETALHES DO PROJETO

Descrição
Desenvolvimento de metodologia para criação e acompanhamento de eventos de flashmob dance como ferramenta de marketing social para conscientização social e mobilização pública.

Objetivos
Elaborar e/ou adaptar uma metodologia para criação de eventos de flashmob dance visando desenvolver marketing social, promovendo ações culturais (ou) de responsabilidade social, com mobilização de grandes grupos de cidadãos. Organizar 10 eventos de flash mob dance com finalidades de conscientização social e mobilização pública no Estado do RS. Registrar esses eventos de flashmob dance em suportes como DVDs para construção de memória digital virtual.

Justificativa
O fenômeno flashmob vem crescendo a cada ano no mundo. A essência do flashmob é a aglomeração de pessoas que se encontram em local público para realizar uma ação já combinada e com um sentido social. Comum nos Estados Unidos e na Europa, é uma ação pontual, efêmera e informal, que geralmente termina do mesmo jeito que começa: instantaneamente. Os flashmobs assumem o papel de criar novos tipos de interação e ocupação dos espaços urbanos, através do uso de mídias tecnológicas que permitem novas formas de comunicação e informação. No Brasil temos menor número de iniciativas desse tipo, e com menor impacto. O primeiro registro ocorreu em São Paulo, em 11 de agosto de 2003, e não demorou muito até que outras mobilizações se espalhassem pelo resto do país. Os eventos de flashmobs se apresentam como uma boa maneira de popularização da arte da dança, de promoção da conscientização da população local a cerca de temas de preservação ambiental, ações contra racismo, inclusão social, preservação cultural e/ou patrimonial e de aproximação das artes cênicas do grande público, democratização do acesso de diferentes camadas da população à produção artística.

Metodologia
O projeto tem as seguintes metas e etapas de atividades metodológicas:
Meta 1 – Investigação de como os flashmobs são organizados e realizados, incluindo comparação de casos registrados:
a) pesquisa e planejamento a cerca do fenômeno flashmob dance, temas de diversidade cultural, preservação ambiental, cidadania, racismo, inclusão social e preservação cultural e patrimonial;
b) busca de parceria de Instituição Cultural e/ou Artística para os encontros para palestras, composição coreográfica, ensaios e avaliação das ações dos grupos;
c) divulgação e convite de participação popular;
d) palestras sobre o fenômeno, seminários de composição de equipe fixa e equipe provisória e seleção dos temas (10), divisão dos grupos por temas (10) e seleção de locais públicos urbanos de grande movimento;
Meta 2 – Desenvolvimento de uma metodologia de mobilização via redes sociais na internet para criação de flashmob com objetivos sociais, isto é, que tenham impacto de cidadania:
e) formação (criação coletiva) da coreografia para cada grupo (10) enfatizando os temas selecionados pelo grande grupo;
f) ensaios com os grupos;
g) estabelecer cronograma de apresentação das ações de flash mob dance;
Meta 3 – Execução de 10 eventos de flashmob dance com significados sociais de conscientização em ambientes urbanos públicos de grande aglomeração de pessoas:
h) realização dos eventos (10 ações de flash mob dance) no roteiro estabelecido com devido registro (filmagem e fotografias);
Meta 4 – Registro (filmagem) dos eventos de flashmob e das reações dos participantes e do público, por imagens e entrevistas:
i) reunião para avaliação e discussão dos eventos realizados com registro (filmagem e fotografias);
j) edição das filmagens realizadas de todas as etapas do processo desde o item “d” ao “i”;
Meta 5 – Construção de uma memória digital virtual relativa ao fenômeno de flashmob criado a partir da metodologia proposta:
l) postagem em site do material editado (memória virtual digital) e publicação de DVD das ações de flash mob dance com os temas de diversidade cultural, preservação ambiental, cidadania, racismo, inclusão social e preservação cultural e patrimonial para distribuição em locais culturais e educacionais (escolas, universidades, bibliotecas públicas, etc.)

REFERÊNCIAS DE FLASHMOBS

FLASH MOB REALIZADO EM 2010 NO UNILASALLE CANOAS
http://www.youtube.com/watch?v=XrKex6f7YRs
http://www.youtube.com/watch?v=vCWEXLE45TI

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
http://www.youtube.com/watch?v=XDDBQ6KjuJ0

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICO-POLÍTICA
http://www.youtube.com/watch?v=kg_aiIori-g
http://www.youtube.com/watch?v=w9Kfe-k3nZE

CRÍTICA SOCIAL
http://www.youtube.com/watch?v=X4GMXavfKPY&feature=related

MOBILIZAÇÃO EM AEROPORTOS E GARES (COMEMORATIVO)
http://www.youtube.com/watch?v=oqMrZ83T4FI
http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM

AÇÃO SOCIAL DE PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL/AMBIENTAL
http://www.youtube.com/watch?v=oq9XKc-i8BI




Investigação – Dança e Notação do Movimento
Liah Trindade
Patrícia Kayser Vargas Mangan
Rocelito Amaral

Apresentação
Este projeto de pesquisa é para investigação de DANÇA E NOTAÇÃO DO MOVIMENTO para elaboração de dissertação a ser apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a CID-UNESCO (http://www.cid-unesco.org), Instituição da qual a pesquisadora é membro (12799), e está sendo preparando um material para ser apresentado no “28º Congreso Mundial de Investigación de la Danza” (http://www.seccioncordobacidunesco.org/index.html) que é organizado pela “Sección Córdoba Argentina del Consejo Internacional de la Danza CID-UNESCO”.
Neste momento o trabalho está envolvendo integrantes do “Troupe ArtMobile Dance Cia” /Porto Alegre, da Comissão Brasil/CID-UNESCO e acompanhamento e orientação da Profa. Patrícia Kaiser da Universidade La Salle. O espaço ideal para o desenvolvimento deste projeto, com objetivos de medir conhecimento, análise e necessidades acerca de notação do movimento e ter um produto para elaboração de trabalho a ser apresentado inicialmente em Córdoba (Argentina) de 05 a 09 de janeiro de 2011 e posteriormente ao Curso de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, foi cedido pelo Coordenador do Núcleo de Dança da Casa de Cultura Mário Quintana/Porto Alegre.
Esta investigação está organizada para ser aplicada em cursos de 3 a 6 meses e em workshops de eventos como seminários, congressos, festivais, encontros, etc.

1) Justificativa
Desenvolver um programa de computador que seja ferramenta de apoio para o trabalho do profissional coreógrafo, nos seus objetivos de criação coreográfica, remontagem de obras e registro para direitos autorais, trazendo não apenas praticidade e rapidez na descrição do movimento, mas também uma linguagem acessível para os profissionais da área da dança (professores, bailarinos, diretores artísticos, produtores, etc.), é a principal finalidade dos estudos aprofundados dos sistemas de notação do movimento. Uma simbologia simples, sistematizada, padronizada e normalizada, de fácil identificação pelos profissionais da área, se faz urgente e necessária para que o uso da notação venha a ser uma rotina e não um fardo no registro de uma obra coreográfica. O desenvolvimento de um s istema com estas características permitirá que um usuário interprete independente de seu conhecimento profundo de qualquer formulário de notação, enxergue o movimento proposto, e tenha condições de reproduzi-lo. Tal sistema tem o uso considerável como uma ferramenta para registro e preservação da memória coreográfica.

2) Objetivo
O projeto tem o objetivo de medir conhecimento e necessidades acerca de notação do movimento, de análise de sistemas de notação e ter um produto para o desenvolvimento de software de notação de dança (estudo e pesquisa elaborada junto ao Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sob orientação da Profa. Patricia Kayser Vargas Mangan.

3) Metodologia
A proposta é de ministrar aulas práticas de dança (ballet) para alunos de dança (qualquer estilo) adultos de nível iniciante/intermediário; aulas expositivas de introdução á notação do movimento (conceitos, histórico, terminologia, sistemas, tecnologia, profissão, direitos autorias, ferramenta de trabalho e ensino); observação e discussão acerca de notação e sistemas existentes e análise do formulário “DanceWriting” para descrição de exercício técnico para aulas de dança e montagem coreográfica; seminário de discussão e elaboração de sistemas de notação.

4) Retorno de Interesse Público
Aulas gratuítas de dança, estudo teórico de notação do movimento, DVD de investigação para profissionais da área e livro de estudo do tema. Material para elaboração posterior de um formulário informatizado de notação do movimento (software) com linguagem clara e acessível e sistema amigável, prático e rápido para utilização dos profissionais no registro e preservação de trabalhos coreográficos.

5) Público Alvo
Adultos estudantes de dança (qualquer estilo) de nível iniciante/intermediário.

6) Ficha Técnica

Liah Trindade - Professora de ballet/pesquisadora
Rocelito Amaral - Pianista/Notador
Patricia Kaiser Vargas Mangan - Coordenação/Orientação

7) Qualificação dos Integrantes
Liah Trindade - Diretora artística do "Troupe ArtMobile Dance Cia.", bailarina, coreógrafa e professora de ballet e dança de salão. Especialista em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestranda em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Member of International Dance Council ? CID/UNESCO (CID/UNESCO 12799 - SATED 6044/88 ? DRT/RS 2205), Pesquisadora CNPq/Unilasalle em Memória, Cultura e Identidade, Pesquisa CID/UNESCO em Notação Coreográfica e integrante da Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil.
Rocelito Amaral - Músico (piano, violão, flauta, percussão), Coordenador e ensaiador do "Troupe ArtMobile Dance Cia.", Member of International Dance Council CID/UNESCO, Pesquisador CID/UNESCO em Notação Coreográfica e integrante da Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil.
Patrícia Kayser Vargas Mangan - Graduada em Ciências da Computação pela UFRGS, Mestra em Ciências da Computação pela UFRGS, Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistema de Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário La Salle na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Professora orientadora do Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, pertencendo a linha de Linguagens e Cultura.

Porto Alegre, 2010

Líah Trindade (Ana Ligia Trindade)
ligia-trindade@bol.com.br – (51)99624648
Member of International Dance Council – CID/UNESCO
CID/UNESCO 12799 - SATED 6044/88 – DRT/RS 2205
Maitre de Ballet / Coreógrafa / Pesquisadora
Especialista em Dança – PUCRS
Mestranda em Memória Social e Bens Culturais – UNILASALLE
Espaço Cultural ArtMobile/Troupe ArtMobile Dance Cia.
artmobiledance@gmail.com – (51)32170622
http://artmobiledance.blogspot.com
http://troupeartmobiledance.no.comunidades.net
Estudos/Montagens Coreográficas (Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo)
Pesquisa CNPq/Unilasalle em Memória, Cultura e Identidade
Pesquisa CID/UNESCO em Notação Coreográfica
Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil

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NOTAÇÃO COREOGRÁFICA: Traçando Paralelo Entre a Notação Musical para Utilização da Tecnologia no Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio no Registro e Preservação da Memória da Dança no Rio Grande do Sul

ANA LÍGIA TRINDADE
(Mestranda do Curso de Memória Social e Bens Culturais da UniLaSalle – Ligia@ulbra.br / Ligia-trindade@bol.com.br)

PATRICIA KAYSER VARGAS MANGAN
(Professora Orientadora do Curso de Memória Social e Bens Culturais da UniLaSalle - noreply@unilasalle.edu.br)


RESUMO
Enquanto para música existe uma memória secular preservada através de notações eficientes, que vão desde a partitura tradicional até os sofisticados sistemas de gravação, passando por notações populares como cifras e tablaturas, para a dança existem algumas propostas simbólicas, ainda deficientes, que impossibilitam a sua comunicação em inúmeras esferas humanas, nos esclarece Cordeiro (1998). Assim como a música tem um sistema gráfico de escrita de composições para cada nível de profissional, a dança deveria ter o seu sistema de escrita igualmente diversificado. Uma pauta musical de 200 anos atrás pode ser relida e interpretada com precisão e fidelidade à obra original, mas as danças históricas perderam-se. Essa realidade inequívoca e complexa mostra a necessidade absoluta de uma forma escrita do movimento, cujo objetivo central seria reconstituir, com fidelidade, coreografias atuais e históricas e constituir uma verdadeira história da dança, vindo a significar a memória social e a própria escrita da história da dança. Esta pesquisa fornece os elementos necessários para a compreensão da proposta de aplicação imediata de codificações de notação do movimento simplificada, rápida, prática e de fácil entendimento (leitura e escrita) á tecnologia computacional para domínio das técnicas utilizadas pelos bailarinos na sua comunicação profissional diária. O resultado dessa transposição seria de fundamental importância para o treinamento, estudo, criação e aperfeiçoamento técnico dos bailarinos, além das possibilidades facilitadas de registro e preservação da memória na área da dança. O principal fundamento dessa proposta de abordagem á arte, tecnologia, notações, música e dança é esclarecer acerca do estudo e análise do sistema DanceWriting de escrita do movimento e o software Encore para músicos, na investigação da possibilidade do padrão em que se baseia o Encore suportar adequadamente o armazenamento, recuperação e processamento de notações no sistema DanceWriting. Desenvolver um programa de computador que seja ferramenta de apoio para o trabalho do profissional coreógrafo, nos seus objetivos de criação coreográfica, remontagem de obras e registro para direitos autorais, trazendo não apenas praticidade e rapidez na descrição do movimento, mas também uma linguagem acessível para os profissionais da área da dança (professores, bailarinos, diretores artísticos, produtores, etc.), é a principal finalidade dos estudos aprofundados dos sistemas de notação do movimento. Uma simbologia simples, sistematizada, padronizada e normalizada, de fácil identificação pelos profissionais da área, se faz urgente e necessária para que o uso da notação venha a ser uma rotina e não um fardo no registro de uma obra coreográfica. O desenvolvimento de um software com estas características permitirá que um usuário interprete independente de seu conhecimento profundo de qualquer formulário de notação, enxergue o movimento proposto, e tenha condições de reproduzi-lo. Tal programa tem o uso considerável como uma ferramenta para registro e preservação da memória coreográfica.