Veja as orientações do CLUBE SUA ARTE NA REDE (Clube dos Artistas Independentes da América Latina e Europa) para elaboração de projetos culturais:
PASSANDO A MENSAGEM CORRETA
A COMUNICAÇÃO DO PROJETO DEVE SER FEITA PREOCUPANDO-SE COM QUEM IRÁ LÊ-LO. DESENVOLVAM TEXTOS QUE POSSAM SER COMPREENDIDOS PELOS FUTUROS LEITORES, PREOCUPANDO-SE TAMBÉM COM O ÓBVIO. TODA A INFORMAÇÃO QUE MOSTRE A IMAGEM E A PROPOSTA DO PROJETO DEVEM ESTAR CLARAS PARA QUEM IRÁ FAZER A LEITURA. NESTE CASO, OS FUTUROS PATROCINADORES E PARCEIROS. É IMPORTANTE QUE UMA TERCEIRA PESSOA LEIA O PROJETO CONSTRUÍDO VISANDO OBTER DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS, OS QUAIS PODEM SER OS MESMOS DOS PATROCINADORES/PARCEIROS.
FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO
Os documentos serão produzidos através de um processador de texto (Word, BrOffice, ...), sendo importante que todas as páginas estejam bem formatadas, o que mostra organização e preocupação com a comunicação. Apresentem seu Projeto Geral em documento com tamanho A4 e Margens superior e esquerda com 3cm e Inferior e direita com 2cm. Os conhecidos 3-2 -3-2, muito utilizados na construções de projetos acadêmicos, mas que servem para quase todos os projetos. Não se esqueçam do cabeçalho e rodapé e da numeração de página. Utilize fonte Arial, Times new Roman ou outra que seja de fácil leitura. Para títulos: tamanho 14 ou 16 (negrito), para corpo do texto, tamanho 12. Para subtítulo ou Subseções utilize sempre 12 com negrito;
FOLHA DE ROSTO - Todo documento deve ter uma capa bem elaborada, com destaques para o TÍTULO DO PROJETO, SUBTÍTULO, ENTIDADES GERENCIAIS, PERÍODO e se possível, uma IMAGEM ou LOGO DO PROJETO. Isso dá um brilho diferente em sua apresentação;
SUMÁRIO - Esse item é de suma importância para que o patrocinador/parceiro possa encontrar o que deseja, de forma rápida. Ao invés de ter que ficar folheando todas as páginas ele irá direto ao que interessa. Muitos procuram em primeiro momento ler a seção CONTRAPARTIDA e a PLANILHA ORÇAMENTÁRIA e se ambas estiverem de acordo com os seus desejos, então, eles lerâo as demais informações. Claro que terão muitos patrocinadores/parceiros que procurarão ler todo o projeto, porém, pense também naqueles que preferem uma coisa mais fácil. Não deixem de produzir um SUMÁRIO em seus projetos Gerais.
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Em um projeto Geral devemos nos preocupar com os seguintes tópicos:
APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
DADOS DO PROJETO - TIPOLOGIA
JUSTIFICATIVA
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
CRONOGRAMA DO EVENTO
CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO
RESULTADOS ESPERADOS
AÇÕES DE DIVULGAÇÃO
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS
RETORNO DE MÍDIA
COTAS E CONTRAPARTIDAS PARA PATROCINADORES
PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DETALHADA E ORGANIZADA
VALE A PENA LEMBRAR
Vale lembrar que estas são apenas algumas sugestões que estamos dando para vocês. São informações pesquisadas junto a nossa Equipe de Consultores, professores universitários e empresas de Marketing Cultural.
Um projeto bem elaborado e bem estruturado será mais fácil para atrair a atenção do patrocinador quanto a leitura e até mesmo quanto a sua posição junto ao patócínio.
Tenham uma preocupação com as COTAS E CONTRAPARTIDAS, pois o patrocinador quererá este item bem definido para que ele avalie se vale a pena ou não investir em seu projeto.
Lembre-se que este é o Projeto Geral e que será necessário construir um Projeto Release para a Captação de Recursos, onde mostrará além das COTAS E CONTRAPARTIDAS, também as peças publicitárias que serão utilizadas. E, se possível , na produção do designer das peças, adicione a logomarca do patrocinador e apresente a ele já com a sua logomarca para que ele já veja como ficará a imagem de sua instituição no projeto.
Esperamos ter contribuído com os comentários acima. Em acaso de dúvida, entrem em contato com nosso Atendimento Online.
Cordialmente,
Equipe Sua Arte na Rede
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