quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem precisa de um produtor? Dedé Ribeiro



Quem precisa de um produtor?
Dedé Ribeiro

É incrível a quantidade de artistas procurando produtor. Na Liga a gente recebe um ou dois e-mails por dia de pessoas que não sabem como tocar seu trabalho, cada um com suas necessidades. Alguns muito conhecidos, buscam alguém para gerenciar a carreira, vender shows, acertar contratos. Outros estão iniciando e não sabem qual o melhor caminho.

Alguns tiveram péssimas experiências com produtores e outros nem sabem o que faz um produtor. É doloroso ver passar tanto trabalho bom sem poder participar, tendo aquela sensação de que muitos deles mereciam ser muito, muito conhecidos. Daí a gente explica que a produção de artistas não é o foco da Liga, e eu fico tentando achar um produtor para cada artista. A primeira idéia que eu tive (que ainda é a que usamos) é pedir para o artista escrever um anúncio tipo “classificados” por e-mail, com links que apresentem o trabalho. Mando para meus ex-alunos, pois mesmo sabendo que nem todos os alunos se interessam por isso, ao menos são pessoas que já sabem o que fazer. Claro que não garanto por todos e nem tenho tempo de intermediar essa contratação, então o artista é que deve entrevistar e selecionar. Já tivemos bons resultados e alguns ex-alunos estão fazendo ótimas produções. Uma das definições do Seminário Estratégico da Liga (Salvador 2010) foi fazer um novo site e nele nós vamos colocar uma sessão de classificados (com oportunidades para produtores).




Acho que será mais dinâmico e eficiente. Outro ponto importante é deixar claro para o artista que um produtor tem custos, e que dificilmente vamos encontrar alguém que se dedique realmente, sem garantir um mínimo de pagamento fixo. O artista argumenta que o produtor pode ganhar porcentagem, mas a realidade é que os produtores hoje preferem apostar em seus próprios projetos do que na carreira de um artista (até porque sai mais barato e o produtor ganha muito mais). Essa é a razão de ter tantos produtores que são familiares ou cônjuges dos artistas.


Apostam por amor, e não por dinheiro. O dinheiro vem depois de alguns anos de dedicação e então, a relação pode até se tornar meramente profissional. Então, tenho outra dica: se você é artista e não consegue produtor, transforme um familiar ou amigo em produtor! Tem nosso novo curso do Clio (sem pré-requisitos), com inscrições abertas. Todas as informações estão aqui. Vendi bem o meu peixe? A bientôt!


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