Para começarmos um bom trabalho, devemos sempre saber o que e onde vamos chegar. Partindo desta, devemos fazer uma analise dos grupos musculares a serem trabalhados em sala de aula. Podem ser com exercícios resistidos ou não. O que realmente importa é o planejamento, a execução e a finalidade destes. Os grupos musculares são normalmente divididos em grupos musculares maiores e grupos menores. Estes também são chamados de antagônicos.Alguns treinos para aumento de massa muscular são divididos desta forma. Os grupos musculares a serem trabalhados podem assim serem divididos:Peitoral e tríceps, costas e bíceps, pernas e ombros. Alem é claro dos abdominais. Este é só um exemplo, pois existem muitas formas de dividir os grupos musculares a serem trabalhados e especialmente para que são trabalhados.As pernas muitas vezes sofrem com divisões como grupos musculares grandes, sendo trabalhados quadríceps e bíceps femoral( posterior de coxa) e gêmeos (panturrilha) com variação para glúteos em cada tipo de treino. Estes são alguns exemplos para treinos de força, resistência e fortalecimento. Mas podem tranquilamente serem usados como base para preparação física em sala de aula.Por exemplo, para peito podemos utilizar flexões de braço, com braço aberto. E para tríceps também flexões com o braço colado ao corpo mais fechado, ou mesmo utilizar um apoio colocando os braços para trás e fazendo agachamento tríceps.
Para as pernas um bom trabalho de grand battement já ajuda muito. Faço a sugestão de iniciar os trabalhos dando a volta em sala de aula fazendo uma perna de cada vez alternada. Para alunas intermediárias fazer duas vezes em cada perna seguidas e depois alterná-las. E grupos mais avançados três repetições em cada perna seguidas e depois alterná-las.Pode-se também fazer variações neste exercício. Podemos colocar também um thunder flash ou mesmo um rond de jamb em l’air, este para iniciar antes do grand battement. Para trabalho de panturrilha (gêmeos) um bom trabalho de barra com plies e demi plies ajudam muito, desde que executados corretamente, especialmente em relação a postura das costas e dos joelhos.
Sempre respeitando a idade e os níveis para saber a carga e repetições a serem aplicadas.Brincadeiras como uma carregar outra aluna nas costas dando uma volta pela sala de aula, respeitando os tamanhos e pesos equivalentes também são muito úteis. Ou uma simples carriola, onde duas alunas fazem juntas, uma pegando o pé da outra e a outra caminhando com as mãos no chão e fazendo uma caminhada também pela sala de aula ajudam a fortalecer os braços. O que quero dizer é que é possível fazer sim muitos exercícios em sala de aula sem ter aparelhos de musculação. E que estes são muito necessários para a formação, prevenção e melhora significativa na dança de cada aluna ou aluno. Mesmo sem nenhum tipo de aparato para outros exercícios, voce pode e deve mesclar as aulas com técnica, nomenclaturas, brincadeiras (em qualquer nível de classe desde que na hora certa) e ensaios. Uma boa divisão de grupos musculares irá melhorar e muito o rendimento de cada bailarino e bailarina. Sei que muitos ainda não se deram conta do que pode e vai ser melhorado com a aplicação da preparação física nas aulas.Infelizmente, como já venho escrevendo há tempos, muitas escolas e professores ainda só pensam em ensaios e festivais. Sejam estes competitivos ou os de final de ano, onde tiram o seu 13º. Com ingressos vendidos e outros. Pensem! Como bailarinos, bailarinas e responsáveis. Uma arte como a dança deve ser sempre bela e trazer prazer a quem a faz. De ambas as partes. E não é possível fazê-la sem muitas horas e horas de pratica e ensaios. Correto? Então como vai fazê-la e não se preparar para dançar e que ela dure? Sem exercícios de fortalecimento com certeza não será! O correto planejamento e divisão do trabalho é que ajudarão para que isto aconteça. Não é possível pensar em dança sem pensar que são os músculos os responsáveis para que tais ações aconteçam. E se eles estivem “ ESCULPIDOS” melhor ainda. Então deixo aqui meu conselho de prestarem atenção ao trabalho que estão fazendo, as aulas aplicadas e se há uma preocupação com a preparação física para que tudo descrito antes aconteça.
Lembrem-se: Uma dança com perfeição é uma dança com uma boa preparação.
Por José Luiz O.Gioia (Diretor e preparador físico da Cia de dança GIOIA RARA. Atua como professor e Instrutor de musculação.joseluiz@dancabrasil.com.br)
Lembrem-se: Uma dança com perfeição é uma dança com uma boa preparação.
Por José Luiz O.Gioia (Diretor e preparador físico da Cia de dança GIOIA RARA. Atua como professor e Instrutor de musculação.joseluiz@dancabrasil.com.br)
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