O QUE É?
O V Fórum Bienal de Pesquisa em Arte é um espaço institucionalizado de debates e de socialização de pesquisas nas diversas linguagens artísticas realizadas por profissionais da Universidade Federal do Pará e de outras IES, assim como por aqueles vinculados a instituições de Ensino Básico e Profissional.
O evento visa, por meio de discussões, reflexões, comunicações e performances, repassar à comunidade e, em especial, à classe artística, os resultados das pesquisas desenvolvidas intra e extra academia, estabelecendo um diálogo que permita maior inserção da universidade na sociedade.
O Fórum possibilita aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da arte, desde a sua implantação, no ano de 2002.
TEMA DO V FÓRUM
“Pro-vocações - trans-formações – re-voltas”.
Abrangerá afazeres e reflexões voltados à essência humanística da arte, vale dizer, a seu caráter subversivo, direto e não-mediado. Portanto, seguindo o avanço das outras edições, o V Fórum estabelecerá espaço-tempo em que propostas concretas de um mundo plural se desdobram, haja vista a disposição do pensar aportado na matéria e da matéria aportada no pensamento, ou seja, a culminância do indivíduo enquanto sujeito e objeto do/no mundo, na categoria de mentor deste último.
EIXOS RELACIONADOS AO TEMA
Processos de Criação, Transmissão e Recepção em Artes
Abrange o fenômeno artístico a partir de seu processo de instauração, seja como práxis, seja como reflexão crítico-conceitual, admitindo-se abordagens de caráter histórico, educacional, sociológico, psicológico, filosófico, antropológico e técnico.
Arte Contemporânea
Abrange o fenômeno artístico na contemporaneidade, seja como praxis, seja como reflexão crítico-conceitual, admitindo-se diversas abordagens de caráter sincrônico e/ou diacrônico.
SUBÁREAS
O V Fórum será organizado com o intuito de contemplar as diferentes subáreas de Artes. Dessa forma, o evento envolverá cinco subáreas, relacionadas ao tema e aos dois eixos, conforme as especificações a seguir:
Arte Educação, Artes Visuais, Arquitetura, Circo, Dança, Design, Teatro, Música
IMPACTO
Evento importante enquanto espaço de divulgação, de discussão e de reflexão sobre a arte contemporânea e as pesquisas em arte e seu ensino, seja no âmbito das universidades locais, seja no locus de outras universidades de diferentes regiões do país.
Acrescente-se a isto que esses fori hão permitido um intercâmbio entre pesquisadores de diferentes áreas artísticas, além de solidificado relações institucionais locais e de outras regiões apoiadoras e contribuintes à institucionalização do projeto em tela.
Outro aspecto relevante constitui a transformação do Fórum de Pesquisa em Arte em referência para pesquisadores, docentes, artistas e discentes de diferentes linguagens artísticas, permitindo a ampliação participativa no que tange às questões teóricas sobre a produção e fruição artística. Tal feito estabelece, por meio de suas ações, um rico diálogo entre pesquisadores, artistas e a comunidade participante do evento.
A continuidade de ações artístico-acadêmicas, tais como exposições, espetáculos, publicações, seminários, pesquisa e intercâmbios, durante o interstício dos anos 2008, 2009 e 2010, tornam premente sua intersecção dialógica em um momento e locais específicos, onde a pan heterogenia se confirme adrede ao inteiro composto de indivíduos, sejam laicos, eruditos, proletários, desempregados, jovens ou anciões que, pelo seu trabalho, pelo fato mesmo de existirem, justificam a institucionalização da vida acadêmica.
OBJETIVOS
Situar-se em posição de referência de discussões sociais por meio da produção e fruição das expressões artísticas comunitárias e acadêmicas;
Criar e institucionalizar um espaço de discussão e reflexão sistemático sobre a produção artística e o desenvolvimento de pesquisas nas diversas linguagens artísticas;
Estimular a divulgação de pesquisas em arte;
Fomentar o intercâmbio entre pesquisadores no âmbito local, regional, nacional e internacional, em particular, as universidades filiadas à UNAMAZ;
Difundir novas técnicas e metodologias relativas à pesquisa e ao ensino em arte em diferentes linguagens.
METAS
Instauração e fortalecimento de parcerias institucionais com o Governo do Estado e do Município, por meio das suas secretarias de educação e de cultura, bem como com ONGs, como a Fundação Ioschpe;
Atender à demanda de 200 professores das redes estadual e municipal de ensino, 100 professores e 100 estudantes de cursos de Arte da UFPA, UEPA, UNAMA, ESAMAZ e IES de outros estados e regiões, 100 artistas locais e de outros estados e regiões;
Realizar as seguintes atividades: Conferências, Mesas Redondas, Sessões de Comunicação, Seminário do PARFOR, Exposições, Mostra de Vídeos, Lançamento de Livros e Espetáculos.
Publicar os Anais do evento.
METODOLOGIA
O trabalho de organização do V Fórum ficará a cargo de uma equipe científica interdisciplinar composta por membros representantes das instituições participantes do evento - UFPA, UEPA, UNAMA, SEDUC.
A equipe de coordenação do evento desenvolverá os trabalhos de estruturação do fórum através de reuniões periódicas, para discussão e elaboração de propostas, realização de contatos e outras ações importantes à implementação do projeto. As etapas desse projeto agrupam-se em quatro grandes blocos de atividades. As primeiras são destinadas planejamento técnico-científico do evento, a segunda refere-se a sua viabilidade operacional, a terceira à realização do V Fórum propriamente dito e a quarta à sua avaliação.
CURSOS / OFICINAS:
1. Música > Análise de música cromática
Prof. Dr. Ricardo Bordini
Resumo: Estudo de composições eminentemente cromáticas e os problemas analíticos envolvidos nesse estudo. Gênese do cromatismo tonal, seu desenvolvimento e expansão na música do Século XX. Análise de excertos de Bach, Mozart, Beethoven, Berlioz, Tchaikovsky, Wagner, Mahler, Bartók, Stravinsky e Schoenberg.
2. MÚSICA > Pesquisa em Música
Profa. Dra. Jusamara Souza
Resumo: A pesquisa em música, como em qualquer ciência social, depende da disponibilidade de métodos de pesquisa solidamente fundamentada. Os principais objetivos deste curso são: a) examinar e tornar explícitos os pressupostos epistemológicos que informam a pesquisa em música, destacando a Educação Musical; b) abordar o espectro de temas de pesquisa que vêm sendo focalizados na área bem como as teorias e metodologias de pesquisa; c) avaliar as tendências recentes, finalidades e as repercussões da pesquisa em Educação Musical.
3. Dança > Corpografias em Dança Contemporânea
Profa. Dra. Rosa Primo
Resumo: O curso tem como objetivo problematizar as relações entre a dança contemporânea e suas corporeidades. Tendo em vista que na dança contemporânea o corpo ocupa um lugar central, notadamente na criação em dança, não sendo nem objeto, nem determinado por um sujeito, mas tornando-se ele mesmo “sujeito de sua dança”, busca-se tomar a noção de “corpo-dançante contemporâneo” em diversas dimensões conceituais. Daí corpografias, como mapas de intensidades, cujos lugares trabalhados pela dança contemporânea se definem como uma tentativa de mostrar outros corpos do corpo.
4. Dança > Linguagem da dança: provocações e transformações atravessadas nos corpos
Profa. Dra. Isabel Marques
Resumo: Este mini curso oferecerá oportunidades de diálogo entre a arte e a educação em seu sentido mais amplo – a arte como linguagem e forma de ler o mundo por meio de seus processos criativos e educacionais. Abordada na teoria e na prática, os encontros provocarão seus participantes a pensarem dançando a possibilidades de transformação na realização da dança como arte.
5. TEATRO > Corpo e Movimento
Prof. Dr. Hugo Rodas
Resumo: “A câmara lenta como recurso técnico". Conscientização do tempo tanto para a improvisação como para a composição do personagem
6. TEATRO > performance ou performance teatro?
Prof. Dr. Fernando Villar
Resumo: Muito além da banalização ou glamourização de dúvidas sobre performance, e muito além da dicotomização entre teatro e performance, teatro performance é uma interdisciplinar, ou uma indisciplina, ou uma anti-disciplina que celebra-se híbrido, singular e plural.
7. ARTES VISUAIS/ARTE EDUCAÇÃO > Territórios da Arte & Cultura
Profa. Dra. Mirian Celeste Martins
Resumo: Nas trilhas da arte/educação quais territórios percorremos? Sempre os mesmos? Como desaprender as amarras que teimam em marcar nossos caminhos de mediadores culturais, seja na escola, nas instituições culturais ou em ONGs? No espaço do Museu de Arte Sacra iniciaremos a conversa que continuará depois seguindo a trilha de nossas inquietações e provocações, na companhia dos parceiros deste curso, de obras, artistas, teóricos e da paisagem de Belém.
8. ARTES VISUAIS / MIDIA E TECNOLOGIA > Processos de criação: cadernos de artistas e narrativas gráfica
Profa. Dra. Lais Guaraldo
Resumo: O curso vai apresentar cadernos de artistas e analisar as diferentes funções desempenhadas por esse tipo de produção, assim como as estratégias cognitivas ali encontradas. Pretende-se observar a maneira como a produção de cadernos gráficos contribui para a elaboração de projetos poéticos, e contribuir para um maior repertório acerca dos processos criativos. Cadernos são folheáveis, de pequeno formato, e discretos. Essa natureza introvertida, portátil e ágil é, provavelmente, aquilo que mais desperta atenção e interesse entre aqueles que se dedicam a confeccionar um caderno ou pesquisá-lo. É considerado um “ateliê de bolso” pelos artistas, um companheiro, pelos viajantes, um suporte para anotações, para qualquer estudante ou profissional. Muitas vezes essas anotações participam de propósitos mais amplos. Também se destaca o hibridismo de linguagens presente em suas páginas, as diferentes maneiras das informações transitarem entre imagens e textos – que é o que caracteriza a linguagem gráfica. As potencialidades expressivas desse encontro de linguagens – verbal e visual – e o trânsito entre as dimensões privada e pública serão, portanto, a abordagem da reflexão e da experimentação visual-gráfica proposta pelo curso.
9. ARTES VISUAIS > Vídeo: Experimentações e Instalações
Prof. Dr. Paulo Bernardino
Ementa do Curso: A contemporaneidade do vídeo enquanto objecto artístico e as suas formas de expressão. Introdução à noção e especificidade do vídeo, enquanto imagem, técnica e meio de expressão e apresentação. Desenvolvimento de tutoriais da gramática e de técnicas de vídeo e familiarização com as diversas fases de um projecto de vídeo:
• planificação, conceptualização e pesquisa;
• edição não-linear apoiada por software, tipo: Adobe Premiere, Adobe Photoshop;
• apresentação/instalação e reflexão.
Requisitos: o curso é na sua essência teórico-prática, o que implica, espera e implementa uma grande capacidade do aluno quanto à gestão de matérias a abordar, assim como autonomia na investigação que ocorre inevitavelmente das adversidades técnicas.
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