quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

I Congresso Brasileiro de Dança Moderna



Uma oportunidade única para os bailarinos e professores brasileiros de estarem em contato com professores referência das três mais importantes técnicas da Dança Moderna mundial - e base para a Dança Contemporânea - Técnicas de Martha Graham, de Lester Horton e de José Limón.
Professores altamente qualificados que lecionam nas mais importantes instituições em Nova York - Martha Graham School of Contemporary Dance, Alvin Ailey American Dance Center e Limón Institute.

No panorama da Dança Contemporânea mundial, em que observam-se os aspectos predominantes da multiplicidade e interseção de inúmeras referências e tendências no fazer artístico que leva à cena, ainda faz-se recorrente uma série de questionamentos no que tange o âmago deste ofício tão peculiar: a preparação corporal. De que forma o bailarino da contemporaneidade deveria se preparar? Quais as competências que deveriam este operário “braçal” da arte desenvolver para estar preparado para a cena tão diversa e tão profícua como a do momento em que vivemos?


Quando se fala de técnica, e isso é um aspecto particular do Brasil, ainda se tem a idéia de que apenas com a formação do Ballet Clássico se pode estar preparado para o mundo profissional da dança. Um fenômeno bastante interessante é observar que há grandes companhias profissionais contemporâneas cuja a aula de base de seus bailarinos ainda é apenas o Ballet Clássico e cujo fazer cênico pouco ou nada tem de correlação com esta técnica corporal. Ainda há aquelas companhias que, por não se identificarem com tal trabalho de preparação, carecem de fundamentação técnica para a formação e manutenção de seus artistas, resultando em trabalhos de respaldo físico pouco consistente.


E por que falar em Dança Moderna?

Dança Moderna é composta de várias ramificações técnicas que revolucionaram a História da Dança mundial a partir do final do século XIX, e portanto, antecedeu e propulsionou toda a revolução que alimentou a aual cena contemporânea. A maioria dos conceitos estabelecidos nessas décadas, constituíram-se em sólidas técnicas corporais, com vocabulários e linguagens bem específicas e que formaram e vêm formando, até hoje, profissionais da Dança em todo o mundo. Dentre essas técnicas de formação revolucionárias, pode-se citar as técnicas de Martha Graham, de Lester Horton, de José Limon e de Rudolph Von Laban. No Brasil, o movimento formador de Dança Moderna, implantado por pioneiros – nomes como Vera Kumpera, Renée Gumiel e Helenita Sá Earp, aos poucos, foi sendo obliterado e esquecido em função do surgimento da Dança Contemporânea, cujas pesquisas corporais, embora de grande importância e riqueza para o fazer em cena, ainda são muito experimentais para serem caracterizadas como técnicas de formação corporal. Alguns poucos profissionais lutaram e ainda lutam pela preservação de muitos desses conhecimentos no Brasil, inspirados na formação de bailarinos no exterior, que sempre contemplou e continua formando seus excelentes profissionais não apenas com o Ballet Clássico, mas fundamentalmente com as técnicas de Dança Moderna, de modo a deixá-los aptos e versáteis.

Sensível a estas questões, a bailarina e professora de Dança Moderna Andrea Raw Iracema, recém formada pela prestigiosa Martha Graham School em Nova York, vem, há dois anos, promovendo o evento intitulado Workshop de Técnica e Repertório de Martha Graham, numa inicitiva inédita de divulgação de uma das técnicas mais importantes da Dança Moderna mundial, tendo como colaborador o bailarino principal da Martha Graham Dance Company, Tadej Brdnik. Visando uma expansão e maior abrangência dessa iniciativa tão profícua, Andrea Raw Iracema resolveu associar-se à sua primeira mestra de Dança Moderna no Brasil, a consagrada Regina Sauer, fundadora e coreógrafa da Companhia Nós da Dança, da qual Andrea também fez parte. O Congresso Brasileiro de Dança Moderna é, na verdade, a terceira edição do Workshop que vem sendo realizado com sucesso por Andrea Raw Iracema no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro nos anos de 2009 e 2010.

Apostando numa retomada muito necessária e bem-vinda do ensino de tais técnicas no país, a idéia central do I Congresso Brasileiro de Dança Moderna é, antes de tudo, fazer deste um evento de celebração, divulgação e inclusão de algumas das várias ramificações técnicas existentes na Dança Moderna no Brasil e no exterior, através da vinda de renomados profissionais estrangeiros convidados para este evento. Para o público de dança, assim como para o público em geral, este evento terá um caráter elucidativo, inclusivo e formador, permitindo aos participantes o contato com cada trabalho, de modo a fazer comparativos e traçar paralelos e interseções entre as técnicas, e principalmente, refletir sobre o papel de tais conceitos para o ensino e aprendizado da dança em todo o país.

PARTIVIPE!!
http://www.congressodancamoderna.com.br/congresso.php

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