Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e o Ministério da Cultura realizam há nove anos a Semana Nacional de Museus, que reúne instituições e profissionais de todo o Brasil para discutir temas pertinentes ao setor. A próxima edição, marcada para a semana de 16 a 22 de maio, vai abordar o tema “Museu e Memória”, em 3076 eventos, entre exposições, oficinas, seminários, ações educativas e saraus abertos ao público.
Segundo os organizadores, a 9ª Semana Nacional de Museus teve um número de participantes recorde, totalizando 1.009 inscrições, realizadas por museus, casas de cultura, arquivos públicos, fundações, galerias e pinacotecas. O aumento significativo no número de participantes, que no ano passado chegou a 588 instituições, e de eventos – em 2010 foram 1.763 – amplia o alcance dos objetivos do Ibram, que pretende com a Semana divulgar os museus de todas as localidades do Brasil, abrir um diálogo maior com a sociedade e afirmar a importância dos museus para o desenvolvimento sóciocultural.
Na edição passada, o Acesso acompanhou o debate Arte e Ensino – uma relação entre a escola e o museu, que aconteceu no Paço das Artes, em São Paulo, e entrevistou as responsáveis pela coordenação de educação da 29ª Bienal de São Paulo, Stela Barbieri, também diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e Mariza Szpingel, oordenadora de arte da Escola da Vila.
Fique ligado! O Guia da Semana, com o roteiro de museus e eventos abertos ao público em 2011 deve ser divulgado nas próximas semanas. Acompanhe essa notícia no Acesso.
blog Acesso [democratizacaocultural@blogacesso.com.br]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário